BLOGGER TEMPLATES AND YouTube Layouts »

domingo, 12 de outubro de 2008

Nem todo mundo sofre com a crise econômica mundial...


A nova crise financeira mundial começou nos Estados Unidos no início de 2007, com a crise do subprime ( tipo de empréstimos de segunda linha no país). Com o crescimento do mercado imobiliário, as financeiras americanas passaram a confiar de modo excessivo em pessoas que não tinham bom histórico de pagamento de dívidas. O bom momento econômico , com taxas de juros baixas no país e boas condições de financiamento, fez os americanos se endividarem para comprar imóveis. Os bancos decidiram transformar os empréstimos hipotecários em papéis e venderam a outras instituições financeiras, gerando perda generalizada.


Vários bancos americanos apresentaram perdas bilionárias e tiveram de ser socorridos pelo governo. O governo porém não pode ajudar todas as instituições, o que levou a quebra de grandes companias como a Lehman Brothers. Essa crise se alastrou pela economia e fragilizou o sistema mundial. Um dos reflexos mais visíveis foi a queda no mercado de ações em todo o mundo.


Mas nem todos mundo está sofrendo com esse colapso da economia. Companhias de seguro, especuladores, investidores em ouro e exportadores são alguns dos beneficiados. A eHealthInsurance, que atua no ramo de seguros de saúde vendidos pela Internet pode ser citada como exemplo de empresa que está faturando com a crise. Muitos dos funcionários demitidos por causa da recessão perderam seus planos de saúde e tiveram que buscar alternativas. Foi aí que a empresa que já tinha 95% do mercado passou a faturar ainda mais.


0 comentários: